Índice
ToggleO que é o carnê leão para psicólogos: Como funciona e quem deve pagar
Confira o guia completo sobre o Carnê Leão e saiba quais são os psicólogos que precisam fazer o pagamento
Psicólogo, você sabe a importância do carnê leão?
Se você trabalha como autônomo, atendendo seus pacientes em consultório próprio ou em domicílio, você precisa conhecer o carnê leão.
Essa é uma forma de recolhimento mensal obrigatório do imposto de renda para esses profissionais.
Neste artigo, você vai aprender o que é o carnê leão, como funciona o pagamento, quais são as vantagens e desvantagens dessa modalidade e para quem ela é ideal.
Acompanhe!
O que é o carnê leão?
O carnê leão é o imposto sobre a renda que deve ser pago mensalmente, de forma obrigatória, pelas pessoas físicas, residentes no Brasil, que recebem rendimentos de outra pessoa física ou do exterior.
Ou seja, se você é psicólogo e recebe pagamentos diretamente dos seus pacientes, sem vínculo empregatício ou contrato com alguma empresa, você se enquadra nessa categoria e deve recolher o imposto todo mês.
O carnê leão é calculado com base na tabela progressiva do imposto de renda, que varia conforme a faixa de rendimento do contribuinte.
Não deixe de conferir também:
- Redução de custos para psicólogos autônomos: como fazer?
- O que é CNAE psicólogo? Saiba a importância e escolha o ideal
Qual é a tabela do carnê leão?
Em 2023, a tabela é a seguinte:
Base de cálculo mensal em R$ | Alíquota % | Parcela a deduzir do imposto em R$ |
Até 1.903,98 | – | – |
De 1.903,99 até 2.826,65 | 7,5 | 142,80 |
De 2.826,66 até 3.751,05 | 15 | 354,80 |
De 3.751,06 até 4.664,68 | 22,5 | 636,13 |
Acima de 4.664,68 | 27,5 | 869,36 |
Para saber quanto você deve pagar de imposto, basta aplicar a alíquota correspondente ao seu rendimento mensal e subtrair a parcela a deduzir.
Esse valor deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento.
Para isso, você deve emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) pelo sistema Carnê-Leão Web, disponível no Portal e-CAC da Receita Federal.
Como funciona o pagamento do carnê leão?
O pagamento do carnê leão é feito mensalmente pelo contribuinte.
Para facilitar o controle dos rendimentos e o cálculo do imposto, é recomendável que você utilize o sistema Carnê-Leão Web, que permite registrar os valores recebidos e gerar o DARF para pagamento.
O sistema Carnê-Leão Web pode ser acessado diretamente no Portal e-CAC da Receita Federal, mediante login com CPF e senha ou certificado digital.
Após entrar no sistema, você deve selecionar o ano-calendário e o mês de referência dos rendimentos. Em seguida, você deve informar os dados dos seus rendimentos tributáveis no mês.
As despesas dedutíveis são aquelas relacionadas à sua atividade profissional que podem ser abatidas da base de cálculo do imposto. Por exemplo, aluguel do consultório, condomínio e IPTU, água, luz e telefone e mais.
Para deduzir essas despesas, você deve ter os comprovantes de pagamento em seu nome e guardar por cinco anos para eventual fiscalização da Receita Federal.
O pagamento do DARF pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica, internet banking ou aplicativo do banco até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento. Se você atrasar o pagamento, haverá multa e juros.
Quem precisa fazer o carnê leão?
O carnê leão é ideal para os psicólogos que trabalham como autônomos, sem vínculo empregatício ou contrato com alguma empresa, e que recebem pagamentos diretamente dos seus pacientes.
Nesse caso, o carnê leão é a única forma de recolher o imposto de renda sobre esses rendimentos, evitando problemas com a Receita Federal.
No entanto, se você tem um volume alto de faturamento, ou quer emitir nota fiscal pelos seus serviços, pode ser mais vantajoso optar por outra forma de tributação.
Para isso, você deve abrir uma empresa e se formalizar como pessoa jurídica.
Assim, você poderá pagar menos impostos e ter mais benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença.
No entanto, para saber qual é a melhor opção para o seu caso, consulte um contador especializado em psicologia e faça uma análise comparativa das modalidades de tributação disponíveis.
Quer uma gestão fiscal segura? Conte com especialistas em sua gestão!
O carnê leão é uma forma de recolhimento mensal obrigatório do imposto de renda para os psicólogos que trabalham como autônomos e recebem pagamentos diretamente dos seus pacientes.
Para pagar o carnê leão, você deve utilizar o sistema Carnê-Leão Web da Receita Federal e fazer o processo corretamente.
E como evitar que haja erros? Bom, isso é fácil!
Aqui na Contatudo temos uma equipe especializada nas rotinas tributárias, contábeis e fiscais do psicólogo, ajudando não somente com o carnê leão, como em toda e qualquer atividade necessária.
Clique no link a seguir e garanta a melhor gestão fiscal para suas atividades.
GARANTA O CUMPRIMENTO CORRETO DAS SUAS OBRIGAÇÕES!

