Índice
ToggleContribuição INSS: Dicas essenciais para psicólogos evitarem problemas fiscais!
Confira em nosso artigo tudo que você precisa saber sobre a contribuição INSS em seu consultório psicológico!
A contribuição INSS é uma taxa extremamente fundamental para todos os psicólogos que desejam manter seu consultório ou carreira na legalidade tributária e fiscal.
Entretanto, realizar esta contribuição, depende de diversos aspectos e métodos específicos, o que acaba dificultando para os psicólogos.
Mas afinal, você sabe como realizar a sua contribuição INSS em sua carreira de psicólogo?
Caso não saiba, fique tranquilo porque escrevemos este artigo para você, psicólogo, que sofre com essa atividade, consiga realizá-la, de maneira correta e eficiente! Confira!
Cuide melhor da sua carreira de psicólogo! Saiba mais em nossos artigos!
O que é a contribuição INSS para psicólogos?
Em resumo, contribuição INSS para Psicólogos é o valor que os profissionais da psicologia devem pagar, mensalmente, para a Previdência Social, que é o órgão responsável por administrar os benefícios previdenciários no Brasil.
De fato, a contribuição INSS para Psicólogos é obrigatória tanto para os que trabalham com carteira assinada quanto para os que atuam como:
- Autônomos;
- Profissionais liberais;
- Empresários.
Dessa maneira, o não recolhimento pode resultar em multas, complicações fiscais e irregularidade com a Receita Federal.
Qual a importância da contribuição do INSS para psicólogos?
A princípio, a importância da contribuição INSS para Psicólogos está relacionada aos benefícios que ela garante aos profissionais da área.
Assim, ao pagar o INSS, os psicólogos têm direito a receber uma série de auxílios e pensões em caso de necessidade, como:
Aposentadoria
Certamente, o INSS garante aos psicólogos o direito à aposentadoria, permitindo que possam se aposentar quando atingirem os requisitos estabelecidos pela legislação previdenciária.
Auxílio-doença
Desse modo, caso o psicólogo necessite se afastar do trabalho devido a alguma doença ou incapacidade temporária, ele pode ter direito ao auxílio-doença, que é um benefício pago pelo INSS.
Salário-maternidade
Sobretudo, para psicólogas gestantes, o INSS oferece o benefício de salário-maternidade, garantindo uma licença remunerada durante o período de gravidez e pós-parto.
Pensão por morte
Em caso de falecimento do segurado, seus dependentes têm direito à pensão por morte, proporcionando uma segurança financeira para a família.
Benefícios adicionais
Finalmente, além dos benefícios mencionados, o INSS oferece outras coberturas previdenciárias, como o salário-família e o auxílio-reclusão, que podem ser relevantes em determinadas situações.
Além disso, a contribuição INSS para Psicólogos também contribui para a manutenção do sistema previdenciário brasileiro, que é um dos pilares da seguridade social no país.
Como funciona a contribuição no INSS para psicólogos?
A forma de contribuir com o INSS varia de acordo com a situação de trabalho do psicólogo. Em seguida, te mostraremos como funciona o INSS em cada situação
Carteira assinada
Primeiramente, quando o psicólogo trabalha com carteira assinada, o pagamento do INSS é feito pelo empregador, que desconta um percentual do salário do profissional e repassa para a Previdência Social.
A princípio, esse percentual varia de 7,5% a 14%, de acordo com a faixa salarial do psicólogo.
Profissional liberal
Em segundo lugar, quando o psicólogo atua como profissional liberal, ele deve se inscrever no Programa de Integração Social (PIS) ou no Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e emitir a Guia da Previdência Social (GPS) todos os meses.
A alíquota do INSS para profissionais liberais pode ser de 11% ou 20%, dependendo do plano de aposentadoria escolhido pelo psicólogo.
Dessa forma, o plano de 11% é mais simples, mas não conta o tempo de serviço para a aposentadoria. O plano de 20% é mais completo, mas exige um valor maior de contribuição.
Autônomo
Em seguida, quando o psicólogo trabalha como autônomo, ele deve seguir o mesmo procedimento do profissional liberal, ou seja, se inscrever no PIS ou no NIT e emitir a GPS mensalmente.
A diferença é que, quando o psicólogo presta serviços para empresas, ele deve emitir uma nota fiscal de prestação de serviço e a empresa é responsável por reter o valor do INSS e do Imposto de Renda na fonte.
Entretanto, já quando o psicólogo presta serviços para pessoas físicas, ele é responsável por pagar o INSS e o Imposto de Renda por conta própria.
Empresário
Por fim, quando o psicólogo é dono de uma empresa, ele deve pagar o INSS como pessoa jurídica, que é calculado com base no faturamento da empresa e no regime tributário escolhido.
Além disso, ele também deve pagar o INSS como pessoa física, caso receba pró-labore ou distribuição de lucros.
Evite problemas tributários e fiscais com auxílio de nossa contabilidade!
Nós, da Contatudo Contabilidade, te ajudamos a cuidar e resolver esses problemas e dificuldades tão prejudiciais para sua carreira.
Contamos com serviços preparados e eficientes em contabilidade para psicólogos, no qual facilitamos todos os processos que te causam dores de cabeça!
Entre em contato conosco e evite problemas fiscais e tributários!
Evite dores de cabeças desnecessárias com seu consultório!

